Marmelada de laranja

Doces, Tradicional

Grau de dificuldade: Médio

Tempo necessário: Lento

Ingredientes

  • Laranjas 2 unidade
  • Água 1 chávena (1/3 de água de escaldar as cascas da laranja + 2/3 água) -
  • Açúcar com pectina 1/2 chávena
  • Açúcar refinado 1/2 chávena
  • Sumo de ½ Limão - -

Modo de confeção

Use um descascador de vegetais para remover uma fina camada da casca exterior das laranjas. Caso algumas raspas ainda tenham camada branca do interior da casca, raspe-a com uma faca, de modo a eliminar a maior parte possível do albedo.

Use uma faca afiada e corte as aparas da casca em juliana bem fina.

Num tachinho coloque um pouco de água e as cascas de laranja. Leve ao lume e deixe ferver por dez minutos.  Depois, coe um pouco de água da cozedura, perfazendo 1/3 de chávena.

Reserve as cascas da laranja, podendo usá-las noutra receita – exemplo para esta receita de granola.

Agora, arranje as laranjas. Com a ajuda de uma faca muito bem afiada, corte as extremidades das laranjas (o topo e o fundo). Coloque a laranja em pé em cima de uma tábua de corte (os cortes das extremidades ajudam no apoio). Corte a casca no sentido do comprimento, retirando toda a película branca que envolve a laranja.

Agora que está toda descascada, dá para ver a película que separa os gomos, como uma linha fina. O corte da laranja tem que ser o mais rente possível a esta película, para o lado de dentro, de maneira a retirar os gomos limpos e deixar apenas a película ainda presa à laranja.

Este processo convém ser feito tendo por baixo uma taça para poder aproveitar todo e qualquer sumo que se liberte durante o processo. Repita o mesmo na outra laranja. Corte os gomos das laranjas em pedaços mais pequenos.

Numa panela média, coloque as laranjas e o sumo que libertaram, os açúcares, o sumo de limão e a água (1/3 da água da cozedura das cascas + 2/3 de água corrente).

Leve ao lume e deixe levantar fervura em fogo médio, depois reduza para lume brando, de modo a que a mistura mantenha a fervura, mas de um modo lento.

Deixe cozinhar por cerca de 40 minutos, ou atinja uma temperatura de 105 ºC, mexendo a cada cinco ou mais minutos, mas mantendo um olhar atento.

Nesta fase a marmelada terá ainda uma consistência líquida, mas gelatinosa. Ela ficará mais firme à medida que arrefece, e ainda mais se a colocar no frigorífico.

Transfira a marmelada para um recipiente limpo.

Fonte: Intrusa na Cozinha